Para evitar golpes, cartórios têm serviço de notificação de dívidas

Os cartórios de protesto do Brasil lançaram o serviço Avise-Me! para notificar empresas e cidadãos sempre que uma dívida for lançada no CPF ou CNPJ daquela pessoa ou empreendimento. Para receber as notificações, é preciso cadastrar o CPF e CNPJ na plataforma. As notificações são automáticas e gratuitas.  


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Após fazer o cadastro, as notificações são feitas por SMS ou por e-mail e enviadas caso alguma dívida seja lançada no CPF ou no CNPJ da empresa em qualquer um dos 3.760 cartórios de protesto do Brasil. A iniciativa abrange todas as formas de apresentação de dívidas, sejam físicas ou digitais, em 25 estados brasileiros e no Distrito Federal. 


Para ter acesso ao serviço, é preciso assinar um termo de adesão, por meio da assinatura digital gov.br, a mesma utilizada para saque de benefícios sociais e trabalhistas e que já está disponível no portal de serviços. Também é possível fazer a adesão por meio de certificado digital e-CPF ou e-CNPJ, padrão ICP Brasil, formato A3 ou A1. 


De acordo com o Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil, a intenção é prevenir golpes e fazer com que as empresas e pessoas físicas saibam que está sendo lançada uma dívida e possam quitar essa pendência antes que passem a ter restrições no crédito. A iniciativa visa proteger as pessoas em um cenário de constantes vazamentos de dados na internet, golpes e fraudes.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Inovações e desafios na cultura da soja são temas de debates em evento promovido pela Cotrisel Anterior

Inovações e desafios na cultura da soja são temas de debates em evento promovido pela Cotrisel

CDL de Santa Maria fará novo mutirão nesta terça para receber currículos de trabalho Próximo

CDL de Santa Maria fará novo mutirão nesta terça para receber currículos de trabalho

Economia